Abu Dhabi gasta 500 milhões em armazenamento de água

 

O projecto é da GTZ International Services, a divisão de negócios da GTZ, organização de ajuda alemã para o desenvolvimento, e está orçado em cerca de 500 milhões de dólares. A ideia, que está a ser desenvolvida há dez anos, é implementar um gigantesco reservatório subterrâneo natural de água para ser utilizado em situações críticas pela população de Abu Dhabi.

 

Hoje, o armazenamento de água da região é feito em tanques de superfície. Em caso de emergência as reservas de Abu Dhabi acabarão em 48 horas. Em 2013, um suplemento de emergência será erguido sob a areia do deserto, mantendo a água bombeada a partir das centrais de dessalinização costeiras para ampliar as reservas para 90 dias. Para «encher» o reservatório, 26 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada serão bombeados pelos tubos que percorrem 100 km, da costa até o oásis, durante um período de dois anos.

 

A ideia é que a água dessalinizada pingue no aquífero, que é semelhante a uma esponja, até atingir uma camada de areia e argila que não deixa a água atravessar. Em caso de emergência, 16 milhões de metros cúbicos serão bombeados, proporcionando 150 litros diários de água por habitante, durante três meses. Tanques enterrados preenchidos com brita devem impedir que a água se infiltre no solo.

fonte:ambienteonline

publicado por adm às 22:48 | comentar | favorito