Energia das ondas: Governo assina hoje concessão com REN

O Governo assina hoje um contrato de concessão com a REN para o desenvolvimento de tecnologias das ondas, com a perspectiva de que Portugal se afirme como “líder das energias renováveis”.

O contrato prevê a concessão por 45 anos de uma área que vai ser explorada pela REN (Redes Energéticas Nacionais) como zona piloto para testar e desenvolver tecnologias das ondas e que vai obrigar a empresa a um investimento de 10 milhões de euros.

"Este é um domínio energético com grandes perspectivas de futuro. Queremos ter a liderança nesse domínio, por isso criámos as melhores condições para as empresas fazerem testes", disse à agência Lusa o secretário de Estado da Energia e da Inovação.

Carlos Zorrinho salientou que três empresas querem começar já a fazer testes, num investimento de 30 milhões de euros dividido por três projectos, numa primeira fase.

O governante prevê que o investimento possa, no futuro, ultrapassar os mil milhões de euros e "sobretudo permitir a Portugal afirmar-se como líder das energias renováveis e em particular das ondas".

fonte:diariodigital

publicado por adm às 23:00 | comentar | favorito