China é o país que investe mais em energias renováveis

Cerca de 90 por cento do investimento realizado nas energias renováveis é oriundo de países do designado G20, mas é a China que lidera o ranking, pela sua liquidez e crescimento que tem estimulado nesta área. Os EUA, que lideraram esta tabela nos últimos cinco anos, ficaram no segundo lugar em 2009. Os números foram revelado esta manhã por António Tomás, da consultora HQN Strategy Consulting, durante o Fórum da Energia, realizado no âmbito da Expo energia 2010.

O investimento mundial em energias renováveis tem crescido de forma consistente, cerca de 40 por cento ao ano, tendo atingido os 173 mil milhões de dólares em 2008. O líder mundial em matéria de capacidade instalada na energia eólica são os EUA, enquanto no solar o título pertence à Alemanha. Os incentivos no sector das renováveis ascende a cerca de 184,1 mil milhões de dólares, dos quais 31 por cento deverão ser alocados até 2011, destacando-se os EUA e a China como os países que mais apoiam este segmento.

Finalmente, António Tomás, estimou que até 2020 o mercado de '1ª geração das energias renováveis' deverá evoluir, prevendo-se depois desta data uma aposta no offshore profundo e a transição para um mercado mais competitivo, ou seja, não subsidiado.

fonte:ambienteonline

publicado por adm às 21:30 | comentar | favorito