Europa lança maior programa de investimento em tecnologias hipocarbónicas

A Comissão Europeia lançou, esta semana, o primeiro convite à apresentação de propostas para o maior programa mundial de investimento em projectos de demonstração de tecnologias hipocarbónicas e energias renováveis.

A iniciativa, conhecida sob o nome NER300, dará um apoio financeiro substancial a, pelo menos, 8 projectos ligados às tecnologias de captação e armazenagem de carbono (CAC) e 34 projectos ligados a tecnologias inovadoras no domínio das energias renováveis. As empresas interessadas em participar têm 3 meses para apresentar propostas a nível nacional.

«Através da utilização de receitas provenientes da venda das licenças de emissão de CO2, cerca de 4,5 mil milhões de euros poderão ser investidos em tecnologias inovadoras no domínio das energias renováveis e na CAC. A este valor virão acrescentar-se as contribuições dos patrocinadores do projecto e dos Estados-Membros que irão totalizar um montante de 9 mil milhões de euros», explicou Connie Hedegaard, Comissária para a Acção Climática.

A Iniciativa NER300 funcionará como um catalisador para a demonstração de novas tecnologias hipocarbónicas à escala comercial. Em cada Estado-Membro será financiado no mínimo um projecto e no máximo três. A Iniciativa NER300 financiará, até um máximo de 50 por cento, os custos de construção e exploração de projectos de CAC e de energias renováveis. Os promotores dos projectos e os Estados-Membros fornecerão o restante financiamento necessário.

fonte:ambienteonline

publicado por adm às 22:35 | comentar | favorito