LNEG produz biocombustível para aviação a partir de microalgas

O LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia está a desenvolver, em parceria com a APTTA – Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo, um projecto de investigação que visa a produção de um biocombustível para uso na aviação comercial.

A aviação comercial é actualmente uma indústria com elevados consumos energéticos e com uma considerável contribuição na emissão de gases com efeitos de estufa. Para 2012, altura em que a indústria do transporte aéreo será incluída no CELE – Comércio Europeu de Licenças de Emissão, a Comissão Europeia definiu como objectivo uma redução efectiva de três por cento nas emissões de CO2, no espaço europeu.

O presente projecto estará assim colocado na linha da frente nas áreas com maior potencial de desenvolvimento ao nível dos biocombustíveis: a utilização de microalgas como fonte de biomassa e a utilização do conceito BTL (Biomass-to-Liquid), segundo informação do LNEG. O laboratório prevê que no futuro poder-se-á utilizar, em complemento às microalgas, qualquer outra fonte de biomassa para a produção de biocombustíveis, incluindo resíduos de qualquer proveniência.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 23:29 | comentar | favorito