Amarsul aumenta produção energética a partir de biogás

O Ecoparque de Palmela, gerido pela Amarsul, começou a produção de energia eléctrica através do aproveitamento de biogás produzido no aterro. A aposta no aproveitamento energético do biogás foi possível através do contrato celebrado com a EDP, a 21 de Março.

O novo centro electroprodutor, cujo investimento rondou os 1,8 milhões de euros, está equipado com dois motogeradores, com uma potência eléctrica de 1 200 kW cada. De acordo com a entidade gestora, o ecoparque da Palmela tem capacidade para produzir anualmente cerca de 18 000 Mwh de energia eléctrica injectada na rede.

Este projecto junta-se à produção eléctrica do centro electroprodutor do ecoparque do Seixal, também da Amarsul. Inaugurado em 2004, este centro foi pioneiro no aproveitamento do biogás dos aterros para fins energéticos, com uma capacidade instalada de 1,7 MW.

Entretanto, com a entrada em funcionamento da Central de Valorização Orgânica da entidade, prevista para o final deste ano, há também planos de aproveitamento do biogás produzido no processo de digestão anaeróbia dos resíduos. Este aumento de produção, e conseguente valorização energética, permitirão à Amarsul produzir anualmente cerca de 45 000 MWh de electricidade.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 22:20 | comentar | favorito