PS mantém aposta na eólica e reforça na fotovoltaica

A aposta nas renováveis é para continuar: é pelo menos o compromisso assumido pelo Partido Socialista no seu programa eleitoral, apresentado esta noite. Manter a aposta na energia eólica, reforçar a aposta na energia fotovoltaica, concretizar o Plano Nacional de Barragens, lançar e incentivar projectos-piloto em energia das ondas e promover a opção pelos veículos eléctricos são, no entender dos socialistas, as apostas prioritárias. 

A questão do nuclear, ao contrário do que chegou a pensar-se, fica de fora do programa de governo: «À tentação de alguns pela solução nuclear, o PS responde com a utilização dos recursos naturais renováveis mais presentes no nosso País: sol vento, mar e água», pode ler-se no documento.

O PS quer ainda estabelecer metas de eficiência energética para os serviços públicos e incentivar à aquisição de equipamentos energeticamente mais eficientes, por parte dos cidadãos e empresas.

Investir em parques naturais, conservação da natureza e nas pessoas é outro dos pontos prioritários para os socialistas, que se comprometem ainda a lançar um programa de requalificação dos rios portugueses, «logo que as circunstâncias financeiras o permitam».

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 22:20 | comentar | favorito