Alstom entra no mercado da energia das ondas

A Alstom adquiriu 40 por cento da participação accionista da empresa escocesa AWS Ocean Energy, marcando a sua entrada no mercado da energia das ondas. A Alstom será accionista juntamente com a Shell Technology Ventures Fund 1 e o Scottish Investment Bank, que mantêm o seu apoio à AWS.

A mudança complementa as actividades existentes no negócio da Alstom Ocean Energy em Nantes, França, onde a empresa está a desenvolver o seu protótipo de turbina à escala comercial para energia das marés, a BELUGA 9.

A energia das ondas tem o maior potencial existente de todas as tecnologias marinhas com recursos mundiais estimados entre 200 e 300 GW.

Criada em 2004, a AWS Ocean Energy está actualmente a desenvolver a distribuição do seu convertor de ondas AWS-III, dispositivo flutuante avaliado com poder de saída de 2.5MW. O apoio da empresa do Fundo Escocês WATERS (Ondas e Energia das Marés: Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração) permitiu que um modelo AWS-III, à escala de 1:9, fosse testado em Loch Ness em 2010.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 23:51 | comentar | favorito