As 10 cidades com menor emissão de dióxido de carbono

Estudo realizada mostra as cidades com as menores emissões e indica quais são as características principais.

Num momento em que as crises ambientais começam a repercutir mais na vida das pessoas, várias cidades assumem políticas públicas de mudança, mostrando que é possível mudar a maneira de gerir as cidades. E, apesar das mudanças individuais serem importantes, a mudança dos sistemas urbanos facilita novos modelos e faz com que pessoas que ainda não se importavam comecem a fazer parte do processo.

Uma investigação feita pelo Instituto Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento calculou a emissão de CO2 das cidades, listando os locais mais sustentáveis. Dados mostrados pelo estudo dizem que a maioria das cidades europeias apresentam menos de metade da emissão por pessoa que a maioria das cidades da América do Norte.

Conheça a lista das cidades com as menores emissões de CO2:

1. Honolulu, EUA - 
Localizada no Havaí, a cidade apresenta a menor emissão de CO2 do mundo, segundo o estudo. Outros estudos indicam que as cidades metropolitanas mais afastadas, mesmo que com um consumo menor de energia, emitem mais CO2 que as cidades mais populosas e concentradas, mesmo quando apresentam um consumo de energia maior. E é esse o caso de Honolulu, sendo uma das principais causas de ocupar o primeiro lugar da lista.

2. Los Angeles, EUA
 - O clima moderado, faz com que o uso de aquecedores ou aparelhos de ar condicionado seja baixo, é apontado pelo estudo devido aos baixos níveis de emissão de CO2.

3. Dhaka, Bangladesh - 
Infelizmente, nesse caso o estuo indica que os baixos níveis de emissão devem-se à pobreza da população, fazendo com que o nível da industrialização e consumo sejam baixos. A intenção do governo é fazer um crescimento mantendo os índices de emissão mais baixos possível.

4. Chicago, EUA
 - Mudanças da administração da cidade foram capazes de mudar a política pública da cidade, tornando mais sustentável nos últimos anos. Uma das mudanças, por exemplo, foi o uso de caixotes de separação de lixo e a reciclagem.

5. Boise, EUA - 
As principais ações da cidade é o uso de energia hidroelétrica de baixo impacto (quando não danifica profundamente o ambiente onde a central foi instalada) e o uso de combustíveis alternativos no transporte público (como híbridos, biodiesel e etanol).

6. Moreland City, Austrália
 - Para diminuir a emissão de CO2, a cidade parou de produzir energia termoelétrica e passou a utilizar fontes alternativas de energia limpa.

7. Melbourne, Australia - 
A cidade é destacada pelas iniciativas de proteção do ambiente e de responsabilidade social.

8. Calgary, Canadá - 
A mudança incentivada em Calgary conta com a participação da própria comunidade, que desenvolve estratégias próprias para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

9. Freiburg, Alemanha - 
Para se tornar mais sustentável, essa cidade adotou o uso de energia solar, entre outras fontes renováveis.

10. Songdo, Coreia do Sul
 - As iniciativas sustentáveis da administração pública são o parque central da cidade, irrigado com água do mar, uma linha de metro, faixas para bicicletas e um projeto de recolha de pneus.

fonte:http://pelanatureza.pt/

publicado por adm às 10:38 | comentar | favorito