Ilhas do Pacífico pretendem ser autossuficientes em energia através do sol e cocos

As pequenas ilhas Tokelau, no Pacífico sul, querem tornar-se energeticamente autossuficientes a partir do próximo ano, através de energias renováveis como o sol e óleo de coco.

Atualmente as três ilhas que compõem Tokelau, território da Nova Zelândia, dependem quase totalmente dos combustíveis fósseis importados.

De acordo com Foua Toloa, antigo chefe de governo de Tokelau, no próximo ano as ilhas serão autossuficientes em energia através da implementação de energias renováveis: 93% da energia necessária será produzida através de instalações solares e a restante a partir de óleo de coco.

As ilhas estão apenas 5 metros acima do mar o que as torna particularmente vulneráveis ao aumento da subida do nível médio da água do mar associado às alterações climáticas.

“Uma vez que somos afetados por todos os lados pelo impacte das alterações climáticas, (...) este projeto é uma mensagem para todo o mundo”, refere Toloa numa entrevista ao Radio New Zealand International.

Se tudo correr de acordo com o planeado não será necessário importar mais energia no futuro. Os especialistas referem que para produzir toda a energia consumida na ilha são necessários 600 metros quadrados de painéis solares juntamente com algumas centenas de coqueiros.

fonte:http://naturlink.sapo.pt/

publicado por adm às 22:33 | comentar | favorito