Mar da Madeira tem potencial para as energias renováveis

O mar da Madeira tem potencial, mas a verdade é que, neste momento, as energias marinhas estão ainda numa fase inicial. Melim Mendes, responsável pela AREAM, lembrou que é preciso acima de tudo conhecimento para saber como aproveitar este potencial.

Neste momento, está feito um estudo, mas não existem, para já, projectos para aproveitar essa energia. "Existem algumas formas de energia off-shore no mar que já estão em velocidade de cruzeiro como a energia eólica off-shore na Europa do Norte, em zonas de mar de baixa profundidade", explicou o presidente da AREAM à margem do Seminário das Energias Renováveis.

Para os mares profundos com a Madeira e os Açores estão a ser estudadas tecnologias para plataformas flutuantes, mas estão ainda em fase de estudo e existem muitas dúvidas quanto à sua aplicação. "O que tem sido feito de forma mais recorrente e sistemática é a avaliação dos recursos, do potencial. Nós desenvolvemos o Onda Atlas da Madeira". Esse é o primeiro passo para se avançar no aproveitamento deste potencial, explicou.

fonte:http://www.dnoticias.pt/

publicado por adm às 23:10 | comentar | favorito