Energias renováveis: fontes infinitas de calor e eletricidade

As energias renováveis são obtidas de fontes que nunca se esgotam. Exemplos são as energias hidrelétrica, solar, eólica, oceânica, geotérmica e da biomassa

As energias renováveis são obtidas de fontes que nunca se esgotam. Exemplos são as energias hidrelétrica, solar, eólica, oceânica, geotérmica e da biomassa. Por outro lado, as não renováveis são baseadas em combustíveis fósseis ou outros recursos minerais que vão se esgotar. Exemplos são o petróleo, o carvão, o gás natural e o urânio, este último empregado nas usinas nucleares. Por maiores que sejam as reservas conhecidas dos recursos não renováveis, é certo que dentro de alguns anos a humanidade não poderá mais contar com a energia produzida a partir destas fontes. Por isso as fontes renováveis de energia são muito importantes para nossa sobrevivência. Além disso, as fontes renováveis são limpas e não poluem a atmosfera e o meio ambiente.

A energia hidrelétrica é uma fonte renovável muito conhecida no Brasil. Quase toda a nossa energia elétrica tem origem nas usinas hidrelétricas, que utilizam a energia potencial da água para produzir eletricidade. Nas usinas hidrelétricas a água de um rio é represada em barragens e depois é escoada por dutos onde existem turbinas. O movimento da água faz girar as pás das turbinas, que por sua vez acionam geradores elétricos. Como a água dos rios nunca se esgota devido ao ciclo de evaporação e das chuvas, as usinas hidrelétricas são uma fonte inesgotável de eletricidade.

A energia do Sol pode ser aproveitada como fonte de calor para aquecimento ou para produção de eletricidade. O calor do sol é captado por coletores solares instalados nos telhados de prédios ou residências para aquecer a água. Nas usinas termossolares o calor é captado por espelhos concentradores, que aquecem um fluido dentro de uma tubulação. Esse fluido quente é levado até uma central geradora que utiliza uma turbina a vapor para acionar um gerador elétrico -- desta forma o sol é uma fonte inesgotável de energia elétrica. Outra forma de utilizar a energia do sol para produzir eletricidade é através dos sistemas fotovoltaicos, que utilizam placas solares capazes de converter diretamente a luz solar em eletricidade. As placas fotovoltaicas podem ser usadas nos telhados das residências ou para construir grandes usinas geradoras de eletricidade. 

A energia eólica, ou dos ventos, pode ser extraída por uma turbina formada por pás, como um catavento, que aciona um gerador elétrico. Em regiões do planeta onde existem ventos constantes a energia eólica é uma fonte inesgotável de eletricidade. Os oceanos também podem ser uma fonte de energia para a humanidade. Na subida das marés um reservatório é enchido e na descida a água é escoada. O movimento da água é usado para acionar um gerador elétrico. Uma segunda forma de extrair a energia do oceano é através de geradores elétricos instalados nas profundezas do oceano, que capturam a energia do movimento das correntes marítimas. Outra forma de gerar eletricidade com o oceano é através de bóias flutuantes que oscilam com as ondas do mar e capturam a energia desse movimento.

O calor do interior da Terra também pode ser usado como fonte para aquecimento ou eletricidade. Em algumas regiões do planeta é possível encontrar temperaturas elevadas a apenas algumas centenas de metros de profundidade. Com tubulações subterrâneas de água é possível extrair o calor e levá-lo até centrais geradoras, que utilizam turbinas a vapor para acionar um gerador de eletricidade. A biomassa, ou a matéria orgânica, também é uma fonte de energia. A biomassa inclui os dejetos agrícolas, como o bagaço de cana, muito usado para produzir eletricidade no Brasil, os biocombustíveis e todo tipo de material vegetal que pode ser usado como combustível nos motores a combustão ou nas caldeiras para a produção de eletricidade nas usinas termelétricas. A biomassa é uma fonte renovável pois os vegetais empregados como fonte de energia podem ser obtidos através do plantio. Além disso, a biomassa é considerada uma fonte limpa de energia. 

fonte:http://portal.cruzeirodosul.inf.br

publicado por adm às 10:51 | comentar | favorito