Potencial de energia offshore em Portugal ronda os 22 mil milhões de euros

O director do Wave Energy Center, António Sarmento, afirmou que o potencial estimado de energia offshore em Portugal poderá cifrar-se em 22 mil milhões de euros no horizonte de 2050. O valor foi avançado terça-feira no Fórum Internacional da Energia, evento integrante da ExpoEnergia2011, que decorre até dia 10 de Novembro na Universidade Católica, em Lisboa.

«Esta é uma oportunidade para desenvolver uma economia do mar», defendeu António Sarmento, sublinhando que um cluster neste sector tem um «enorme potencial de exportação». De um total global potencial de 250 GW de energia das ondas, estima-se que Portugal possa preencher uma quota de seis por cento, ainda num horizonte a «muito longo prazo».

Em termos de desenvolvimento tecnológico, o director do Wave Energy Center é da opinião que, em 2015, «haverá uma estabilização da tecnologia» para aproveitamento da energia das ondas. O desenvolvimento comercial «dependerá das tarifas», mas 2020 é um cenário possível, na óptica de António Sarmento, para a fase de demonstração comercial.

fonte:_http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 22:13 | comentar | favorito