Energias endógenas produziram mais de 5,3 milhões de tep em 2010

Mais de 5,3 milhões de tep (tonelada equivalente de petróleo) de electricidade foram produzidos em 2010, em Portugal, segundo o balanço provisório da Direcção Geral de Energia e Geologia. Destes, mais de 1,4 milhões de tep correspondem à electricidade produzida via tecnologia hídrica, valor muito próximo do que é produzido por meio de lenhas e resíduos vegetais (mais de 1,5 milhões de tep), os dois items que estão no topo dos que mais contribuíram para a electricidade produzida no país.

A eólica foi responsável pela produção de cerca de 800 mil tep, segundo ainda o documento, evidenciando a aposta tardia nesta forma de produção enérgica. A energia solar fotovoltaica contabilizou o correspondente a 18 mil tep e o solar térmico mais de 48 mil tep, o que totaliza pouco mais de 60 mil tep só por conta das tecnologias solares demonstrando que ainda é possível crescer neste domínio. Já o biodiesel utilizado em 2010 correspondeu a cerca de 300 mil tep.

Os resíduos sólidos urbanos permitiram a produção de electricidade equivalente a cerca de 192 mil tep no ano em análise, enquanto a geotermia se ficou pelos 17 mil tep. O biogás permitiu a produção de energia na ordem dos 31,5 mil tep.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 22:53 | comentar | favorito
tags: