EDP Renováveis aposta em helicópteros-grua para parques eólicos

A EDP Renováveis começou esta semana a construção da segunda fase do parque eólico de Carondio, nas Astúrias (Espanha), recorrendo a helicópteros-grua. A utilização dos helicópteros, como meio de transporte das pás dos aerogeradores, é pioneira em Espanha, mas o sistema também é inovador na Europa. O parque do Carondio é o segundo no continente europeu a usar helicópteros-grua na sua construção.

 

O transportes das pás dos aerogeradores «resulta num impacto muito menor no meio ambiente do que existia habitualmente com este transporte das pás a ser feito em camiões até cada aerogerador», explica a empresa, em comunicado.

 

A capacidade máxima de transporte do helicóptero a serviço da EDP – um Erickson S-64 – é de 18 pás por dia, caso as condições meteorológicas sejam as mais adequadas. O transporte dos restantes elementos que compõe o parque será feito por via terrestre, mas são as pás que colocam mais problemas ao transporte, já que não podem ser desmontadas. As futuras pás do parque eólico de Carondio medem 39 metros cada e têm um peso de 6 500 kg.

 

No total, o parque contará com um total de 25 aerogeradores, representando uma capacidade eólica instalada de 50 MW.

fonte:www.ambienteonline.pt

publicado por adm às 22:49 | comentar | favorito