EDP Renováveis: produção aumenta 18% num ano

A EDP Renováveis (EDPR) aumentou a produção de eletricidade em 18 por cento, para 5,2 TWh, no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado, o que se explica pelo aumento da capacidade instalada e ao crescimento nos EUA.

«Os EUA foram o principal motor de crescimento ao registarem um aumento na produção de 16 por cento, para 3,1 TWh, em relação ao período homólogo», explica a empresa do grupo EDP em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

Na Europa, a produção da EDPR aumentou seis por cento, devido ao crescimento na Europa Central e de Leste, enquanto em Portugal houve uma quebra na produção, de 21 por cento em relação ao período homólogo, devido «ao fraco recurso eólico». 

Já em Espanha, nos primeiros três meses de 2012, a produção subiu quatro por cento devido à maior capacidade instalada em relação ao ano anterior. 

A empresa liderada por Manso Neto destacou ainda a produção no Brasil, que cresceu «mais de oito vezes» em relação ao período homólogo, com a entrada em operação de 70 MW em maio de 2011. 

«No trimestre, a EDPR alcançou um fator de utilização de 34 por cento, um valor de destaque na indústria, evidenciando a elevada qualidade dos seus parques eólicos e capturando os benefícios de uma carteira diversificada de ativos», realçou no anúncio ao mercado. 

De todos os mercados, foi nos EUA que a EDPR alcançou um fator de utilização mais elevado, de 41 por cento, mais seis por cento do que no mesmo período de 2011. 

No final de março de 2012, a EDPR geria uma carteira de ativos de 7,5GW de capacidade onshore em oito países e tinha em construção 500 MW.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:42 | comentar | favorito