Turbina produz água limpa e energia eólica ao mesmo tempo

 

 

Uma nova tecnologia promete resolver dois problemas preocupantes em uma tacada só: a escassez de água e a criação de novas formas de coleta de energia limpa. A turbina, fabricada pela empresa francesa Eole Water coleta umidade (até dos mais secos ambientes) e a transforma em água limpa. Ao mesmo tempo, gera energia a partir do vento.

A inovação já está em funcionamento no deserto de Abu Dhabi e, segundo a Eole, já consegue coletar cerca de 16 galões de água por hora. Ela funciona como uma turbina comum, com a hélice girando para gerar energia. Mas, ao mesmo tempo, o ar é sugado pelo “nariz” da máquina e enviado para um compressor capaz de extrair umidade do ar. As gotículas de água que ficam presas na parede do compressor caem em um coletor que vai, aos poucos, juntando todo o líquido e o envia para um filtro. Então é só beber a água fresquinha.

De acordo com a empresa francesa, uma turbina sozinha é capaz de produzir mil litros de água por dia, dependendo da umidade e da quantidade de vento. Apesar de ser uma esperança para comunidades que sofrem com a falta de água, o custo da tecnologia é bastante elevado: 790mil dólares por peça.

fonte:http://revistagalileu.globo.com/

publicado por adm às 23:16 | comentar | favorito