Praia de Peniche recebe protótipo de energia das ondas na próxima semana

A montagem do primeiro protótipo mundial de produção de energia das ondas ficou concluída terça-feira, nos Estaleiros Navais de Peniche, com a colocação de pás gigantes para começar a produzir electricidade ao largo da praia da Almagreira.

A plataforma metálica de 40 metros, composta por três pás verticais gigantes, vai ser fundeada a 20 metros de profundidade e a 500 milhas da praia na próxima semana, segundo afirmou à agência Lusa Jorma Savolainen, responsável técnico da empresa finlandesa (AW Energy) que concebeu a tecnologia.

O protótipo de produção de electricidade a partir do movimento das ondas, único no mundo, apresenta pás que oscilam debaixo de água com o movimento das ondas e que conseguem produzir por hora até 100 killowatts (kw) cada uma, o que vai permitir abastecer entre 40 a 60 habitações.

Dentro de três anos, a empresa estima partir para a fase pré-comercial do projecto, com a instalação de mais 500 kw, ou seja, mais cinco pás.

Desde 2009 que os parceiros tecnológicos têm trabalhado no projecto-piloto da tecnologia Wave Roller, orçado em cinco milhões de euros, três dos quais financiados pela Comissão Europeia. Na fase comercial o investimento poderá ascender a 100 milhões de euros.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 23:13 | comentar | favorito