25% da eletricidade consumida produzida a partir do carvão

Um quarto do consumo de eletricidade em Portugal nos primeiros dez meses do ano foi assegurado pela produção a partir de carvão, principal fonte para produção de elétrica, quando as barragens apenas responderam a 9% do consumo, revelam dados da REN e citados pela Lusa.

Nos primeiros dez meses do ano, 25% do consumo de eletricidade foi assegurado pela produção a partir de carvão, 22% a gás natural, sendo a eólica a terceira principal fonte de energia para a produção de eletricidade, tendo assegurado 19% do consumo.

Apesar de uma ligeira melhoria, outubro foi um mês seco, com a quantidade de água nas barragens a representar 60% dos valores normais para esta época, tendo a produção hídrica caído 56% nos primeiros dez meses do ano, garantindo apenas 9% do consumo. 

Em compensação, a importação comercial de eletricidade aumentou 102,8% até outubro, representando cerca de 17% do consumo. 

A tendência de redução do consumo de eletricidade apresentou um abrandamento no mês de outubro, com uma contração de apenas 2,5% em relação ao período homólogo, de acordo com a REN. 

O consumo de eletricidade caiu 4% nos primeiros dez meses do ano, em relação ao período homólogo, o que permite antecipar um recuo do consumo total em 2012 para os valores de 2006, em resultado da recessão que o país está a viver. 

O consumo de energia elétrica até outubro foi de 41.992 GWh (gigawatt/hora), o que representa uma queda de 3,1% face ao mesmo período do ano passado com a correção dos dias úteis e da temperatura.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/ec

publicado por adm às 20:47 | comentar | favorito