Energias renováveis criaram cinco mil postos de trabalho nos últimos quatro anos

A área das energias renováveis deu emprego a cinco mil pessoas nos últimos quatro anos. 

Para Carlos Pimenta, antigo secretário de Estado do Ambiente e presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável, Portugal vai acabar por conseguir produzir quase toda a energia que gasta. 

“Acredito muito que Portugal tem como objectivo que, em 2050, 100% da sua electricidade e uma percentagem muito grande do resto da energia de que precisa seja de fontes portuguesas, renováveis, com tecnologia portuguesa, feita em Portugal e investigada em Portugal”, afirma. 

O ex-governante elogia o potencial da indústria energética portuguesa, sobretudo na vertente de criação de emprego. 

“Só nos últimos quatro anos na indústria eólica criaram-se mais de dois mil postos de trabalho industriais, e mais três mil de serviços. Só este ano de 2013 exportaram-se mais de milhões de euros em máquinas e para o ano já temos mais de três milhões de euros em encomendas do estrangeiro de máquinas eólicas feitos em Portugal.” 

O agora eurodeputado Carlos Pimenta apresenta um guião para o crescimento do país. 

São 72 medidas em quase todas as áreas da governação, entre as quais a fixação de limites à despesa do Estado, condições para desagravar o IRS e a criação de uma instituição independente para as parcerias publico privadas.

fonte:http://rr.sapo.pt/i

publicado por adm às 18:40 | comentar | favorito