Produção de eletricidade renovável abastece 62% do consumo até outubro

A produção de energia renovável abasteceu 62% do consumo elétrico entre janeiro e outubro deste ano, segundo dados da REN - Rede Elétrica Nacional (REN).

Nos primeiros dez meses do ano, as fontes de energia hídricas abasteceram 32% do consumo, as eólicas abasteceram 24%, a biomassa 6% e as energias fotovoltaicas abasteceram 1,3% do consumo de eletricidade.

Já a produção de fontes de energia não renovável foi assegurada sobretudo por centrais a carvão (em 22%) e por gás natural (13%).

A REN justifica essa evolução com "as condições excecionais" verificadas entre janeiro e outubro, que foram favoráveis à produção de energias hídricas, "com afluências 34% acima dos valores normais", mas também das eólicas, "com 15% acima dos valores normais".

Em outubro, o consumo de energia foi influenciado negativamente pelas temperaturas mais elevadas do que a média, que contribuíram para uma queda homóloga do consumo de 0,1%.

No entanto, corrigindo do efeito da temperatura e do número de dias úteis, em outubro, registou-se uma subida homóloga de 0,4%.

fonte:ww.dinheirovivo.pt/E

publicado por adm às 21:11 | comentar | favorito